sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O grande ciclo do pensamento paradigmático.


Fala pessoal, ultimamente vim pensando em umas coisas, com base no que venho observando no meu dia a dia, nas pessoas à minha volta. Com isso, bolei uma pequena teoria comportamental, que por sinal, está uma bela duma regra bem cagada, sobre a relação do pensamento paradigmático para com o preconceito. O que é um pensamento paradigmático e como ele se torna uma ação preconceituosa? 

Quando se desenvolve um pensamento com base em paradigmas, obtemos resultados e conclusões que de certa forma já estão engatilhados em nossa mente. Como se fosse uma opinião PRESET de um determinado assunto. Por exemplo: a garota que se fode várias vezes com homens acaba desenvolvendo o pensamento paradigmático de que homem não presta, e que, seja quem for, ele vai fazê-lá de boba. Enquanto conceito esta na cabeça dela, ainda é um pensamento paradigmático. De repente, quando ela se vê na hora de interagir com um homem ou se vê diante de um flerte ou um rance propriamente dito, ela vai maltratar o cara, afinal: 'nenhum homem presta'! E assim, o pensamento paradigmático se torna, por meio de ações, um comportamento preconceituoso.

Geralmente, este pensamento, ele gera mais pensamentos semelhantes. O que eu sabiamente chamei de Ciclo Vicioso do Pensamento Paradigmático. Que trata-se de quando um pensamento paradigmático gera outros pensamentos paradigmáticos, que por sua vez, hão de gerar mais algumas dúzias deste mesmo pensamento. O grande problema é que estes pensamentos, a maioria das vezes, irá gerar mais pensamentos deste gênero juntamente com atitudes e reações preconceituosas. 

Este tipo de comportamento, é bem típico do ser humano médio. Eu diria mais, penso que é bem típico do ser humano EM GERAL. Sendo assim, certos líderes costumam apostar nisto para algumas jogadas de 'massa de manobra' e influencias em geral. Onde aproveitam destes pensamentos e de alguns receios sociais, para implantar que se eles seguissem certo pensamento ou compartilhassem de certa opinião, seriam melhor vistos em sua própria sociedade, e etc. Foi com pensamentos assim, que o nacional socialismo influenciou a cabeça de alguns jovens rebeldes e distorceu completamente a cultura skinhead, por exemplo. 

O grande lance seria todos termos isso em mente, para evitar que o pensamento paradigmático se torne um comportamento preconceituoso. Aposto piamente na criatividade e na mente aberta como um modo eficacíssimo de se controlar e quiçá eliminar este comportamento dos hábitos rotineiros de cada um. 

Enfim, viagem maluca, teoria desconexa. Espero que faça algum sentido. Comentem aí o que acham deste tema, e em breve tem mais teoria nonsense pra vocês matutarem junto comigo!  Curta a fanpage no canto superior direito! Abraços! 

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Porra, uahauah ficou a cara do craqueiro né? ahsuahsuahsu

      Excluir
  2. Caralho Massai, faça mais textos assim, cara! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu, junin. Tem MUITO mais de onde veio esse uhsuhaush

      Excluir