quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia da toalha, Pedantismo, Pseudo Cult

Fala marotissimos, de boa?
Primeiramente deve-se Lembrar que hj é dia 25 de maio, ou seja, dia da toalha, data comemorativa referente à obra prima de Douglas Adams. O melhor nesta data, e que sempre se e alguns 'escolhidos' andando pela cidade com uma toalha no ombro de forma que so quem já leu os livros de Adams tem idéia porque. Enquanto isso a nossa querida mídia divulga o dia do orgulho nerd! - nao conheço nenhum nerd que comemora isso. Só de for dessa leva nova que adora emicida e Caio Fernando de Abreu (tá bom, parei, rs). Portanto, DONT PANIC!!!
Falando em Caio F. Abreu, outro dia eu e alguns amigos usuários do Twitter (leia-se hardcore users) reparamos um detalhe em comum em nossas queridas e respectivas timelines: a cada 5 pessoas 4 twitam frases do Caio Fernando de Abreu loucamente! Isso, parece besteira, mas depois que voce começa a reparar, parece que a coisa piora e ele começa a aparecer em tudo quanto e lugar (isso vale pro Facebook também).
O grande problema nao e gostar dele e curtir suas frases (frases tão adaptáveis que parece ate coisa da bíblia ou conselhos do yoda). O problema real sao os PEDANTES. O Aurélio define pedantismo como (em minhas palavras, claro) 'arte de simular e desfrutar de conhecimentos que não se tem'. Em outras palavras, e mais ou menos os seguinte: existe uma galerinha esperta, que usufrui de certos detalhes arquetipicos para emular uma personalidade que ela nao tem. E essa e a tecnica básica do pedante. Ele faz isso juntando esses paradigmas de tipo: fotos em Pb pra parecer cult, da curtir em tudo relacionado a literatura brasileira underground, mesmo sem ter lido nem 'Meu pe de laranja-lima'; da rt em tudo que tem Clarice Linspector, ou qualquer autor que esteja na moda 'nao gostar'. O lance e principalmente ser do contra. Se todos Sao comunistas e felizes, ele diz que a vibe dele e lanchar todo dia no Mc Donalds; se todos estão empenhados em salvar o planeta, ele ta na vibe de mais uma guerra mundial so pra quebrar a rotina; e por aí vai...
O problema em ser 'contra-cultura' é que, muitas vezes o pedante ou pseudo-cult, ele vai tão contra a moda, que, pode ate acontecer dele reparar que a moda e ser cult e virar forrozeiro só pra contrariar.
Os conhecimentos que o pedante "sabe" Sao tão variados que chega assustar: varia desde cinema índie afegao, ate literatura pos conteporanea celta(?), passando por diretores de cinema que ninguém conhece, estilistas mega cultuados na 'marie claire', tudo isso regado a muito george orwel (mas tem que ser 1984, revolução dos bichos nao tem um
Conceito concreto o suficiente rs). Na música, o pedante curte, bandas e artistas lado B, de preferencia que tenha sido preso ou exilado na ditadura, ou que seja um ícone do rap underground, ou algum grupo de funk altamente nao convencional anticristo, e etc.
Vale lembrar que nao há problema nenhum em curtir essas coisas citadas acima, e, certamente, se voce se sentiu ofendido e/ou cutucado, o problema pode estar entre a cadeira e o teclado (essa e sempre ótima).
Mas de qualquer modo isso também é minha opinião fecal (#mrg) e cada um vê as coisas como quer ne.
Fica uma tirinha do pseudo-cult clássico do Rabisco Final

Deixe seu comentário! 

5 comentários:

  1. Como diz o Jovem Nerd: "São pessoas com retenção anal."

    Na minha escala de pessoas deprimentes, essas estão bem próximas das que usam óculos sem lentes e chamam amigos de famílias, aliados, etc.

    ResponderExcluir
  2. eu adorei e de certa forma concordo. conheço varios autores citados de anos atras. é paia ver algo que gostamos banalizado. daqui a pouco é bukowski que tá na roda, cê vai ver. e clarice lispector é um porre, salvo uma coisa ou outra. hahahaha. ce tá escrevendo bem, articulando as ideias de forma bacana. to gostando. beijos, nego!

    ResponderExcluir
  3. phael - retenção anal eu ri alto aqui ahahahaha - é bem por aí mesmo ahuahuaha

    Ellen - nossa o dia que bukowisk virar moda tamos todos fudidos uhauahauhauhauahua - brigado pelos elogios, minha gramatica é meio preguiçosa pq eu escrevo no ipod hahahaha

    ResponderExcluir
  4. 'Só de for dessa leva nova que adora emicida e Caio Fernando de Abreu'
    IUAHAUIAHUIAHAUIHAUIAHUIAHUI
    É essa geração Twitter/Facebook, com tanta informação e, ao mesmo tempo, nenhuma informação. Seguir poetas mortos e dizer ser fã é muito fácil, difícil é ler alguma obra deles. Atrás de um monitor, todo mundo pode ser bonito e inteligente.
    Mas enfim, FELIZ DIA DA TOALHA! (estou com a minha na cabeça, igual quando acaba de lavar cabelo (não, não estou, não posso trabalhar assim :/) hahaha)

    ResponderExcluir
  5. slara - Juro que imaginei vc com a toalha tipo quem saiu do banho e lavou o cabelo ahuahauahuahuahua - mas sério, duvido que esse povo leu mais de 1 obra ou trechos do caio abreu ahuahauha mas fazer o que né hahaha feliz dia da toalha tb!

    ResponderExcluir