terça-feira, 29 de novembro de 2011

Consuming Kids - The Comercialization of the Childhood

Bom dia, marotos. Depois de algum tempo sem postar, resolvi fazer um review de um filme não muito novo, porém muito interessante. É o documentário Consuming Kids - The Comercialization of the Childhood, que é indispensável pra quem estuda design, publicidade, jornalismo ou é entusiasta de certos assuntos.


O documentário em questão trata de um assunto há muito discutido, que é o marketing voltado para crianças. Ou seja,  ele analisa as técnicas de abordagem comercial e as estratégias publicitárias utilizadas pelas grandes corporações onde eles têm como foco direto as crianças, obtendo assim, lucros enormes.  A comercialização inclui variados tipos de produtos, envolvendo diversas técnicas – algumas vezes até mesmo desonestas – aproveitando de pontos de ingenuidade ou instigando as crianças a comprar o que não precisam.
Com base nos estudos depoimentos de membros da indústria, pais, profissionais da saúde, o filme foca no crescimento explosivo desse tipo de marketing, dando um clima de alerta para a sociedade norte-americana, pois certos brinquedos e produtos em questão, podem diminuir o esforço criativo das crianças; os fast-foods incentivam as crianças ao consumo desenfreado da alimentação de pouco valor nutritivo, comprometendo assim, sua saúde. O filme levanta questionamentos importantes sobre onde estaria a ética profissional e se há ou não a aplicação da mesma neste tipo de estratégia comercial.
Muitos o consideram indispensável para quem tem crianças e pretende educa-las bem. O filme é de 2008 e foi dirigido por  Adriana Barbaro e Jeremy Earp.

Por sorte encontrei no youtube o filme completo, então, quem quiser conferir essa obra, segue aí em baixo:



Então é isso, espero que tenham gostado do review. Deixem seus feedbacks nos comentários, e não esqueça de curtir o marotíssimo no facebook. Abarços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário